quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aprendendo com restrições alimentares

.
Há muitas pessoas que vivem com restrições alimentares (normalmente devido a alergias). Tenho algumas amigas e familiares assim desde há uns anos. Saber da existência de restrições alimentares é muito diferente de viver com elas.

Desde fins de Junho estou "proibida" de comer trigo (glúten), laticínios, laranja, banana, ovos, carne de vaca e de porco.

A carne não foi problema. Já não a comia em casa, foi só deixar de comer fora. Agora os laticínios que eu pensava não ser um problema porque já uso leite de aveia e iogurtes de soja, incluem os queijos.
Doeu profundamente! Nem as comidas vegetarianas podia fazer.

Tive de repensar o que comer. Durante duas semanas, praticamente passei fome. Uma coisa é não comer pão mas atacar um bolinho, comer uma massinha e tal. Outra completamente diferente (e violenta) é passar a bolachinhas de arroz porque não conseguimos ver mais nada que possamos comer.

Mas como disse no início do post, há muitas pessoas a viver com restrições alimentares e há secções no supermercados com massas e outros sem glúten, nem ovos, etc.

Senti-me um pouco mais "normal" e comecei a procurar receitas que pudesse adaptar. Isso fez com que passasse uma boas horinhas a ver blogs de receitas e a consequência foi deixar de desgostar assim tanto de cozinhar.
Continuaria a não fazê-lo se pudesse mas já não me cria a aversão de antes.

Descobri que também posso ser criativa a cozinhar e isso inspirou-me. Como este post simples, que não tem nada a ver mas diz-me:

"Não tens de fazer um bolo grande, podes reduzir as quantidades até só ser preciso 1 ovo e cozinhas em formas de queques"



Não posso usar ovos, eu sei. Tenho de descobrir um substituto que não seja banana porque tenho saudade de comer bolo!

Os muffins que fiz a semana passada ficaram assim para o queimado porque não havia nada que os fizesse manter a forma (pois é, é isso que os ovos fazem: quando cozem, ficam rígidos e mantêm a forma do bolo).
Descobri a semana passada ao comer os muffins empastados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre o blog

O blog começou só comigo . Embora continue a ser só eu a escrever, agora a minha mãe com mais de 70 anos mora cá. Tenho que fazer comer para...