quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dose individual de feijão branco e grão-de-bico

.
Acho que a maior parte das mulheres que gostam de roupa gostam da Carrie do Sexo e a Cidade. Eu não sou excepção. E como a Carrie, cozinhar não tem feito parte dos meus hábitos (até agora), por isso não reservei muito espaço para comida.

O meu frigorífico é mais pequeno que uma máquina de lavar louça e o espaço do congelador mais pequeno que uma gaveta de mesa-de-cabeceira.

Agora que faço para guardar, a quantidade que faço ganha uma importância redobrada. Se faço desmasiado tenho de comer o mesmo vários dias seguidos porque não cabe no congelador.


Daí a importância da dose individual

Cada um tem a sua maneira de comer e cada qual sabe o que é suficiente e o que é demais.
Ao preparar para o jantar feijão branco, com atum e bróculos (é mais saboroso do que soa) vi que os 200g de feijão que a receita indicava eram demasiado e reduzi para metade.


Se não houvesse outra fonte de proteínas, que neste caso foi o atum, as 200g seriam perfeitas.



Preparar doses:


Ao separar por doses o feijão que cozi à tarde, agrupei-as em conjuntos de 200g cada porque assim dá para 1 ou 2 refeições (caso só use o feijão ou use outra fonte de proteínas, respectivamente).


Isto é especialmente importante quando só como leguminosas. A quantidade de proteínas necessárias para manter os níveis de energia implicam comer mais. Caso contrário, ando para aí sem forças.


Também separei 2 x 300g. Uma a pensar em sopa e outra, caso esteja alguém cá em casa e acabe por ficar para o jantar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre o blog

O blog começou só comigo . Embora continue a ser só eu a escrever, agora a minha mãe com mais de 70 anos mora cá. Tenho que fazer comer para...