domingo, 22 de janeiro de 2012

Iogurtes, ingurtes, gutes

.

Fazer iogurtes em casa é tão difícil que a única coisa que posso dizer é que não gosto da espuma que se forma sobre o leite por isso não a deito nos copos da iogurteira.
A receita está nas instruções do aparelho mas dá para fazer como a Joana do "Economia cá de casa".

O motivo deste post não são os iogurtes em si mas as contas que fiz aos mesmos.

Quanto custa cada iogurte feito em casa?
 
Da primeira vez que fiz as contas cheguei à conclusão que os iogurtes custavam 0.49€ cada. Enganei-me.

Compro(ava) 4 iogurtes de soja a 2.95€ cada. Agora custam 2.82€.
O leite, também de soja, custa 1.81€ por litro.

Com 4 iogurtes comprados posso fazer caseiros duas 2 vezes, isto é, 14 iogurtes na iogurteira
Para cada 7 iogurtes gasto 1 litro de leite. 
Contas:

2 iogurtes comprados -1.41 (2.82€/2)
2 litros de leite - 3.62 (1.81€X2)
Total- 5.03 €
Cada iogurte caseiro 0.36Euros! (5.03€/14 iogurtes)

Isto é, cada iogurte custa menos 0.035€!!!!!!!!!!!!!!!!!

As contas são feitas assim:
o preço dos ioguertes comprados a dividir pelo numero de iogurte - 2.82€/4 dá o preço de cada iogurte: 0.71€
O peço dos iogurtes comprados menos o preço dos iogurtes feitos em casa: 0.71-0.36=0.35 dá o valor que se poupa em cada iogurte.

Num ano são quase 128.00€!!!!! 0.35€ x 365 dias = 127.75€
É verdade que não está incluído o preço da luz mas mesmo que esta seja igual ao que eu pagaria pelos iogurtes comprados no supermercado, só pago no fim do mês e diluída no resto da luz da casa.


O que eu ganho com isto?

19.76€ de liquidez!

Como sei quanto gasto no supermercado por semana (25 a 40 Euros) é esse o valor que eu levanto todas as semanas (e quero passar a só levantar de 2 em duas semanas).

Se eu gasto menos 4.94€ (2.82€ (4iogurtes) + 2.11€(3 iogurtes))todas as semanas excepto na primeira, esse dinheiro não sai da carteira e ao fim de 4 semanas vão sobrar 19.76€ que eu posso usar para pôr gasolina ou pagar a água. Eu conto 5 semanas por mês.

Não digo que poupo 19.76€ porque na verdade só poupo 9.68€ (19.76€ que não pago p/iogurtes no supermercado menos o preço de cada iogurte que faço 10.08€ (28x0.36€). E isto sem contar com a luz. 

Mas fico com o dinheiro disponível para usar no que preciso. Ás vezes o que falta é isso: dinheiro disponível. 
 Especialmente no fim a partir de meio do mês. ;)
Uma refeição e para sobremesa iogurte caseiro e bolachas de arroz

Nota:
Podemos fazer iogurtes a partir de iogurtes feitos nesta iogurteira até à 10ªgeração. O preço dos iogurtes seguintes vai diminuindo.
Quando fazemos da primeira vez com um iogurte feito por nós cada iogurte passa a custar 0.31Euros.

As contas são feitas assim:

O preço dos iogurtes usados somado ao preço do leite usado dá o custo total. Depois é dividir esse valor pelo número de iogurtes que fizemos. 

Encontrada a primeira medida para o desafio de reduzir os custos com alimentação 

Valor a ser considerado para o mesmo: 9.68Euros.

Nota: os valores do leite e dos iogurtes mudaram.
Durante algum tempo deixei de fazê-los em casa mas por razões ambientais, decidi voltar a fazê-los.
O post teve os valores alterados devido ás alterações de preços.


O leite e iogurtes são de soja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre o blog

O blog começou só comigo . Embora continue a ser só eu a escrever, agora a minha mãe com mais de 70 anos mora cá. Tenho que fazer comer para...