sábado, 21 de janeiro de 2012

Sonhos e malassadas

.
Vem aí o Carnaval junto com os sonhos e malassadas que são doces tradicionais na Madeira para esta época festiva. 

Tanto os sonhos quanto as malassadas são feitos com farinha, levam montes de ovos e são fritos.Verdadeiramente saudáveis. Como se isso não chegasse, comem-se regados com mel de cana (sim, a mesma cana com que se faz o açucar por isso algo nada calórico).



Acho que só comi um sonho o ano passado por mal os vi e nada me chamou a atenção sobre eles. Hoje, ainda pela manhã e cheia de fome aparece-me a imagem de sonhos à frente e passei o dia todo a pensar neles. 


Diferença entre sonhos e malassadas

Sonhos são leves e semi-ocos (eu estou  mesmo a falar dos doces). No dia seguinte a terem sido feitos ficam bons mas meio murchos.

Malassadas são consistentes e cheias. No dia seguinte a terem sido feitas ficam mais duras e essa rigidez vai-se acentuando conforme os dias passam.

Dia seguinte e outros porque normalmente dão tanto trabalho (e comem-se tantos e tão depressa) que  faz sentido fazer em grande quantidade. Há quem congele as malassadas já fritas mas por algum motivo não me inspira.  

Amassar

Sonhos dá trabalho porque interligar ovos numa massa escorregadia como ela fica implica força de braços, resistência física e fôlego;

Amasar malassadas dá trabalho porque é uma massa "parecida" com a de pão que implica amassar e levedar e pode tornar-se pesada.

Como fritar sonhos

É uma seca. Quando eu era pequenina, os sonhos faziam-se com colheres de sopa e demoravam em média duas horas para fritar todos (na minha opinião fazíamos poucos). 
Entretanto alguém com dois dedos de testa começou a fazer sonhos com colheres maiores (pelo tamanho dos sonhos eu digo que são feitos com concha) e devem ser fritos em menos tempo. Ou não. 

Como em minha casa só fazíamos sonhos sei falar sobre estes no que diz respeito à fritura que tem a sua arte:
  • O óleo tem de estar bem quente. Deitar uma nica de massa (uma colher de chá ou menos) para testar. Se afundar, o óleo está frio. Se a massa ficar à superfície e começar a fritar  como batatas fritas, está bom.
  • A quantidade de óleo deve ser 2 cm ou a largura de um dedo e meio superior à altura dos sonhos. Quando feitos com colher de sopa os sonhos ficam mais ao menos com a altura desta ou um pouco menos. É preciso muito cuidado. 
  • Sempre que o óleo começa a ficar escuro e ou com bocadinhos de massa no fundo, deve ser substituído (agora já há onde deitar o óleo sem ser no cano mas na hora o melhor é ir passando o óleo que já não queremos para outra panela onde fique seguro e depois de frio então por num recipiente (que pode ser uma garrafa de sumo vazia para levar para reciclar). 
  •  A colher  tem de ser passada no óleo antes de tirarmos a porção da massa para deitar na fritadeira. 
  • A massa deve ser empurrada de forma a sair pela ponta da colher de forma que vá o mais agregada possível para a fritadeira e deixe só um "rabinho" o mais pequeno possível como uma gota de água gorda.
  • A massa afunda no óleo e só depois de subir e cozer uma metade nos permite virar para cozer a metade seguinte. Enquanto não deixar virar, a metade da massa que está submersa no óleo está crua.   
  • Devemos ir contando o tempo que passa até podermos virar a massa e contar o mesmo para tirar os sonhos da fritadeira. Só sabemos se é suficiente depois de tirarmos os sonhos da fritadeira, pô-los a escorrer e abrirmos para ver como estão por dentro.
  • Se a massa está um pouco crua, têm de ficar mais tempo a fritar. Se a massa está cozida mas há pouca (faz lembrar um paposeco ao qual se tirou a maior parte da côdea), têm de ficar menos tempo.
  • Devem ficar dourados por fora sem ficar queimados .
Vou informar-me sobre a forma de fritar as malassadas com as donas das receitas que não ponho cá ainda porque também quero descobrir para que quantidade a receita que elas me deram serve. 
Publico depois de fazer os respectivos acertos para servir 1. 

Entretanto eis as receitas da casa duma outra amiga:

Sonhos
Malassadas


O mel de cana costuma esgotar na Madeira nesta altura do ano. Imaginem o que vai de sonhos e malassadas por aqui. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre o blog

O blog começou só comigo . Embora continue a ser só eu a escrever, agora a minha mãe com mais de 70 anos mora cá. Tenho que fazer comer para...